O que é Yoga Nidra?

Yoga Nidra – também conhecida como yoga para dormir- é uma prática de meditação consciente e relaxamento projetada para proporcionar amplo relaxamento físico, mental e emocional.

Talvez, na primeira vez que você for praticar o Yoga Nidra você esteja ao mesmo tempo cético e curioso.

Porém, essa prática pode te colocar num estado de total relaxamento e felicidade, e ao explorar a prática ao longo dos anos, sentirá alguns de seus profundos benefícios.

Vamos agora, ver como a Yoga Nidra pode transformar completamente a sua vida?

Os benefícios do Yoga Nidra

Como disse anteriormente, a Yoga Nidra é relaxante, restauradora e regeneradora, capaz de proporcionar os seguintes benefícios aos seus praticantes.

  • Diminuir insônias
  • Acalmar os medos
  • Redução do estresse
  • Eleva a consciência e a atenção
  • Alivia a dor crônica e dependência química
  • Proporcionar sentimentos de paz, calma e clareza
  • Transforma hábitos negativos, comportamentos e modos de pensar
  • Porém, você poderia pensar: “Isso se parece muito com meditação”.

A diferença entre meditação e Yoga Nidra

Em diversos aspectos, a Yoga Nidra é semelhante à meditação. Os benefícios são parecidos e as razões pelas quais as pessoas praticam Yoga Nidra são semelhantes.

Entretanto, há diferenças claras, como as citadas a seguir:

Meditação

Postura física: A meditação é normalmente uma prática sentada na qual o corpo está confortável, mas sempre em uma posição vertical e alerta.

Atenção: Durante a meditação, direcione conscientemente sua atenção para uma âncora – como uma respiração ou mantra – embora existam muitos tipos de meditação, incluindo várias formas de meditação guiada que ajudam você a se concentrar.

Estados de Consciência: Na meditação, as pessoas podem experimentar vários estados de consciência durante a mesma meditação.

Muitos permanecem no chamado estado de despertar da consciência, que é o estado de consciência onde a maioria de nós humanos passamos a maior parte de nossas horas de vigília.

Há várias técnicas de meditação que o levarão à consciência transcendental e além dela, a estados de consciência mais elevados.

beneficios da yoga nidra

Yoga Nidra

Postura física: Nidra Yoga é normalmente praticada deitada, para que você possa se deixar ir completamente. Adereços, almofadas e cobertores são bastante utilizados, bem como qualquer coisa que possa ajudá-lo a alcançar uma posição totalmente confortável.

Fique atento! Uma prática típica da Yoga Nidra é fortemente orientada e direciona sua atenção para áreas específicas por meio de uma série de passos.

De váriasmaneiras, as instruções específicas tornam o relaxamento mais fácil do que a meditação.

Estado de Consciência: Durante a prática do Yoga Nidra, você passa a um estado de sono profundo e consciente. Você não está mais no estado de vigília da consciência, mas passa do estado de sonho da consciência para o estado de sono profundo.

Porém, sua mente está realmente desperta, e é por isso que muitas vezes falamos sobre o estado entre o sono e o despertar. Este é motivo pelo qual o Yoga Nidra é tão regenerativo para o corpo.

Em ambas as práticas, a mente é consciente; na Yoga Nidra, o corpo está em um estado mais tranquilo.

Se você quer explorar uma prática de relaxamento (e acima de tudo quer colher os benefícios), tente ambas as práticas para encontrar a que mais lhe convém. Você pode descobrir que diferentes humores ou situações requerem práticas diferentes.

Caso você seja iniciante na meditação e se sente frustrado ou tem dificuldade em meditar, a Yoga Nidra pode ser um bom ponto de partida.

Como funciona a Yoga Nidra?

Ainda que existem várias maneiras diferentes de ensinar e praticar Nidra Yoga, a maioria das práticas envolve diferentes estágios de relaxamento do corpo, da mente e das emoções.

Estas etapas podem incluir (mas não estão limitadas a)

Intenção

  • Conscientização do corpo
  • Consciência da respiração
  • Consciência emocional
  • Ver
  • “Acorda” ou reintegração

Cada passo deve levar você a um estado de consciência alterado – o estado entre o sono e o despertar – no qual você está plenamente consciente, mas no qual seu corpo e sua mente estão completamente em paz e  em profunda serenidade.

Quando você inicia sua prática de Yoga Nidra estabelecendo uma intenção consciente, e então deixa ir e permite um profundo relaxamento do corpo, mente e emoções, sua mente inconsciente se abre para novas formas de pensar, curar e realizar suas intenções conscientes.

Portanto, quer você queira experimentar o Yoga Nidra para relaxar e se livrar do estresse, quer você queira acessar mudanças verdadeiramente positivas em sua vida, a prática pode ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Se você quiser experimentar agora, assista este vídeo e sinta o poder do relaxamento profundo.

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Publicado por yogaouioga

O site Yoga ou Ioga tem objetivo de compartilhar a filosofia e história dessa arte milenar. O Yoga surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, porém ninguém sabe com precisão a data correto e muito menos o nome de quem o idealizou primeiro. Existem vários tipos de Yoga e as práticas executadas atualmente se diferem muito das práticas ancestrais. Hatha Yoga: conhecido como Yoga clássica, sendo o estilo mais popular e pratica pelos iniciantes no Ocidente porque o estilo é direcionado ao condicionamento físico. Ashtanga Yoga: considerado filho do Hatha, suas práticas misturam seis séries de posturas estáticas que vão evoluindo pelo praticante no decorrer do tempo e conforme a capacidade do corpo de realizar as posturas necessárias para a prática. Vinyasa Yoga: outra derivação do Hatha, é um estilo mais contemporâneo. Um estilo muito gracioso pelo fato de sua prática ser baseada na realização de posturas em flow, isto é, fazendo movimentos que se encaixam, parecendo uma dança ensaiada. Kundalini Yoga: direcionado ao trabalho espiritual e promover conexão entre corpo, mente e espírito por meio da execução de atividades físicas. A respiração é fator crucial na prática de Kundhalini Yoga por crer que, juntando posturas e exercícios de respiração, podemos equilibrar os chakras. Raja Yoga: também direcionado para o lado espiritual de quem está executando. Conhecido também como Yoga Real, pelo fato de ser voltado para o Interior, crescimento pessoal do indivíduo e não para o esforço físico. Iyengar Yoga: concentra a permanência enquanto executa as posições e no alinhamento de todos os movimentos. Isso torna as aulas mais lenta e individual, mantendo a concentração em si mesmo durante a prática. Ao contrário do que muitos pensam o Yoga não está relacionado somente a atividade física, contorcionismo. Trata-se de um estilo de vida que busca a união tudo ao seu redor: universo, natureza, os outros, o Divino e etc. Os praticantes visam alcançar a união. Visite o site oficial: https://yogaouioga.com.br/hatha/curso-de-yoga-online

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