Como Fazer a Bhujangasana – A Pose de Cobra

A ioga tem sido praticada desde os tempos remotos e ainda é bastante popular atualmente. A prática regular da ioga mantém o corpo saudável e pode prevenir várias doenças. Há diversas posturas de yoga, das quais Bhujangasana é uma das mais importantes.

Bhujangasana também é conhecida como sarpasana, cobra asana ou mudra de cobra.

Nesta postura, o corpo toma o formato de uma cobra

Bhujangasana é a terminologia da língua sânscrita, que é composta de duas palavras, a primeira das quais é Bhujang e a segunda é Asan. Aqui Bhujang quer dizer cobra e Asana significa postura de yoga.

Por isso é chamada também de postura de cobra.

Bhujangasana se enquadra na categoria de Hatha Yoga. Este asana é a oitava postura dos 12 passos da Surya Namaskar. Com esta postura os músculos de nosso corpo se fortalecem, a coluna vertebral se fortalece, eliminando até mesmo  as dores nas costas.

Pode também aliviar o estresse, ansiedade e a depressão, proporcionando uma profunda paz interior. Esta postura é muito benéfica para aqueles que querem ter um corpo magro.

O Jeito Certo de Fazer Este Asana

Para fazer a pose da cobra você precisa primeiro escolher um lugar limpo e arejado. Depois deitar-se no tapete, com a barriga para baixo.

  • Mantenha as duas pernas retas, as solas dos pés levantadas e os dedos dos pés juntos. Mantenha sua testa em uma posição relaxada no chão.
  • Garanta que ambos os pés e o calcanhar toquem um no outro.
  • Agora coloque as palmas das duas mãos debaixo do ombro e mantenha os dois cotovelos paralelos ao chão.
  • Depois de ter alcançado esta posição, primeiro respire fundo, segure-a com as duas mãos, levante a cabeça, depois o pescoço e finalmente o peito e a barriga.
  • Respire continuamente até que suas costas estejam arqueadas.
  • Perceba que apenas o corpo deve subir da cabeça ao umbigo e que o corpo deve descansar uniformemente no chão desde a extremidade inferior do umbigo até os dedos dos pés.
  • Se possível, mantenha suas palmas das mãos e braços perfeitamente retos e incline sua cabeça para trás.
  • Fique olhando para cima.
  • Esta postura é completa quando a cabeça, o pescoço e o peito são levantados acima da cintura como uma cobra.
  • Não exerça pressão sobre seus ombros durante este tempo, ainda que seus cotovelos estejam ligeiramente dobrados.
  • Agora, olhar para o céu pode dificultar que você respire por 5 a 10 segundos.
  • Se você não consegue parar de respirar, faça-o normalmente.
  • No começo, enquanto faz este asana, permaneça nesta postura por um tempo, mas aumente gradualmente a duração desta postura.
  • Uma vez que você iniciou a pratica deste asana, você não deve interrompê-lo. Se o fizer, é muito provável que você sinta dores nas costas e no pescoço.
como fazer Bhujangasana-pose da cobra

Bhujangasana  e os Benefícios

A prática de Bhujangasana parece ser simples para todos, mas no começo é muito dolorosa, requer prática regular. Este asana é praticado dobrando o pescoço e as costas, para que o corpo se beneficie com isso.

A postura de Cobra é considerada uma boa postura de yoga para a perda de peso, ajuda a eliminar a gordura de nosso corpo e também corrige a atividade metabólica.

Ótimo para as mulheres que têm problemas relacionados ao seu ciclo menstrual.

O principal benefício da Bhujangasana Yoga vai para as dores nas costas. Também pode aumentar a força e a flexibilidade da coluna vertebral.

Fortalece os músculos do peito, ombros, braços e abdômen.

Elimina as toxinas acumuladas em seu corpo.

Este asana ativa o pâncreas.

Além disso, este mudra ativa todo o corpo, estimula os órgãos internos e aumenta a circulação sanguínea.

Cuidados Necessários

Mulheres que estão grávidas, ou que têm uma costela ou pulso rasgado, ou que foram submetidas recentemente a uma cirurgia abdominal, como uma hérnia, devem evitar este asana.

Se você é um iniciante, pratique este asana sob a orientação de um instrutor de ioga.

Se você tiver um problema com hipotireoidismo, pratique este asana apenas depois que consultar um médico.

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Publicado por yogaouioga

O site Yoga ou Ioga tem objetivo de compartilhar a filosofia e história dessa arte milenar. O Yoga surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, porém ninguém sabe com precisão a data correto e muito menos o nome de quem o idealizou primeiro. Existem vários tipos de Yoga e as práticas executadas atualmente se diferem muito das práticas ancestrais. Hatha Yoga: conhecido como Yoga clássica, sendo o estilo mais popular e pratica pelos iniciantes no Ocidente porque o estilo é direcionado ao condicionamento físico. Ashtanga Yoga: considerado filho do Hatha, suas práticas misturam seis séries de posturas estáticas que vão evoluindo pelo praticante no decorrer do tempo e conforme a capacidade do corpo de realizar as posturas necessárias para a prática. Vinyasa Yoga: outra derivação do Hatha, é um estilo mais contemporâneo. Um estilo muito gracioso pelo fato de sua prática ser baseada na realização de posturas em flow, isto é, fazendo movimentos que se encaixam, parecendo uma dança ensaiada. Kundalini Yoga: direcionado ao trabalho espiritual e promover conexão entre corpo, mente e espírito por meio da execução de atividades físicas. A respiração é fator crucial na prática de Kundhalini Yoga por crer que, juntando posturas e exercícios de respiração, podemos equilibrar os chakras. Raja Yoga: também direcionado para o lado espiritual de quem está executando. Conhecido também como Yoga Real, pelo fato de ser voltado para o Interior, crescimento pessoal do indivíduo e não para o esforço físico. Iyengar Yoga: concentra a permanência enquanto executa as posições e no alinhamento de todos os movimentos. Isso torna as aulas mais lenta e individual, mantendo a concentração em si mesmo durante a prática. Ao contrário do que muitos pensam o Yoga não está relacionado somente a atividade física, contorcionismo. Trata-se de um estilo de vida que busca a união tudo ao seu redor: universo, natureza, os outros, o Divino e etc. Os praticantes visam alcançar a união. Visite o site oficial: https://yogaouioga.com.br/hatha/curso-de-yoga-online

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