Muladhara Chakra – O Chakra Raíz

Se você pratica algum tipo de yoga ou meditação, muito provavelmente já tenha ouvido falar do sistema de chakra do corpo.

O primeiro chakra, o muladhara, também chamado de chakra raiz, é particularmente interessante.

Mas o que é o sistema de chakras? E o que ele tem a ver com a nossa saúde e bem-estar?

Conhecendo o Sistema de Chakra

Em resumo, a palavra chakra vem do sânscrito e quer dizer roda. O sistema chakra consiste em sete “rodas” de energia, que estão em um ciclo energético no corpo. Este ciclo energético principal vai da base da coluna vertebral até a parte superior da cabeça.

Cada chakra corresponde a diferentes aspectos físicos, mentais e espirituais de seu ser.

Iniciando no cóccix (base da coluna vertebral), eles são

  1. Chacra Raiz (Muladhara)
  2. Chakra Umbilical (Svadhisthana)
  3. Chakra do Plexo Solar (Manipura)
  4. Chakra Cardíaco (Anahata)
  5. Chakra da Garganta (Vishuddha)
  6. Chakra Frontal (Ajna)
  7. Chakra Coronário (Sahasrara)

Quando um chakra está bloqueado ou desequilibrado, mesmo que não tenhamos consciência disso, tal situação afeta nosso bem-estar geral. A boa notícia é que por meio de certas atividades e meditações, os chakras podem ser desbloqueados.

Neste artigo vamos examinar em detalhes onde tudo se inicia: o chakra raiz.

Muladhara – o Chakra Raíz

Muladhara é uma palavra com origem no sânscrito que traduzindo fica: mula (raiz) e Adhara (base ou fundação).

O chakra raiz é o primeiro de nossos centros energéticos a se desenvolver no útero, sendo a base de todo o nosso desenvolvimento. É frequentemente considerado o mais instintivo e influencia pouco o intelecto e está mais focado em nossa sobrevivência.

Este chakra é a fonte de nossa energia primária, de onde vem os nossos instintos de luta, fuga e medo.

O Muladhara Chakra, considerado o chakra mais animal, forma a barreira entre a consciência animal e humana.

Ela está mais intensamente ligada ao nosso inconsciente e é a base do nosso desenvolvimento de personalidade, além de responsável por nos conectar a experiências do passado.

O que Representa

Em um nível puramente físico, está conectado às glândulas supra-renais, ao intestino grosso, rins, ossos, músculos e ao sangue arterial que fornece oxigênio aos nossos tecidos.

Influencia em nossa motivação de comer, dormir e reproduzir. É o chacra da segurança, da estabilidade e de nossas necessidades básicas.

Logo, compreendemos que a terra, elemento associado com ao Muladhara, faz todo o sentido, pois é ela que nos fornece alimento, abrigo e energia.

A cor correspondente ao chakra raiz é o vermelho, simbolizando energia e movimento, bem como o despertar da consciência adormecida para a consciência ativa.

Suas principais qualidades são vitalidade, vigor e crescimento. Possui também os pontos negativos, que são, a preguiça, a lentidão e a orientação excessiva para os desejos físicos. Tias atributos são enaltecidos quando este chakra está desequilibrado ou bloqueado.

Quando Fora de Equilíbrio

Se o Muladhara está em perfeito equilíbrio, a energia flui livremente.  Experimentamos um sentimento de pertencimento e segurança em nossas ações e decisões. A concentração e a clareza são melhoradas e temos a oportunidade de estabelecer metas e prioridades.

Porém, se está em desequilíbrio, sentimos falta de energia e até mesmo ansiedade e medo.

Pode parecer como preocupação, frustração, ressentimento e até raiva. A concentração fica fora de controle e os pensamentos são dominados pelo pessimismo e negatividade.

Os sintomas de desequilíbrios físicos afetam a bexiga ou algum incomodo na parte inferior das costas, pernas ou pés.

Como Restaurar o Equilíbrio

Se um chakra fica desequilibrado, isso pode afetar os demais chakras. Por isso, é interessante iniciar o processo de equilíbrio sempre pelo chakra raiz.

A ioga e a meditação são bastante eficazes nessa tarefa.

Há posições específicas de yoga que visam restaurar o equilíbrio energético do chakra raiz. Deitar de costas e levar o joelho ao peito é um dos métodos mais eficazes. Ou sentado com uma perna esticada e deixando o corpo dobrar sobre esta perna esticada.

Essas poses devem ser praticadas de ambos os lados. Outras posturas são a posição de agachamento de ioga ou a posição de lótus.

O uso da Mula Bandha durante a prática do yoga também ajudará a restaurar a energia e a força deste chakra. De forma direta, trata-se ato de trabalhar conscientemente os músculos que servem para restringir o fluxo de urina e mantê-los ocupados.

A meditação também é útil. Cantar ou entoar sons enquanto medita pode criar vibrações no corpo que ajudam as células a trabalharem juntas de forma harmoniosa. O som do mantra correspondente ao chakra raiz é LAM.

Você pode usar também a energia de determinas pedras para reequilibrar os chakras, quando colocados na área correspondente a cada chakras. As pedras mais indicadas para este fim são vermelhas e incluem granada, jaspe vermelho e pedra de sangue.

Podemos experimentar vários benefícios quando temos todos os nossos chakras equilibrados, porém, estas práticas requerem dedicação, paciência e orientação correta.

O conteúdo Muladhara Chakra – O Chakra Raíz aparece primeiro em Yoga ou Ioga.

Publicado por yogaouioga

O site Yoga ou Ioga tem objetivo de compartilhar a filosofia e história dessa arte milenar. O Yoga surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, porém ninguém sabe com precisão a data correto e muito menos o nome de quem o idealizou primeiro. Existem vários tipos de Yoga e as práticas executadas atualmente se diferem muito das práticas ancestrais. Hatha Yoga: conhecido como Yoga clássica, sendo o estilo mais popular e pratica pelos iniciantes no Ocidente porque o estilo é direcionado ao condicionamento físico. Ashtanga Yoga: considerado filho do Hatha, suas práticas misturam seis séries de posturas estáticas que vão evoluindo pelo praticante no decorrer do tempo e conforme a capacidade do corpo de realizar as posturas necessárias para a prática. Vinyasa Yoga: outra derivação do Hatha, é um estilo mais contemporâneo. Um estilo muito gracioso pelo fato de sua prática ser baseada na realização de posturas em flow, isto é, fazendo movimentos que se encaixam, parecendo uma dança ensaiada. Kundalini Yoga: direcionado ao trabalho espiritual e promover conexão entre corpo, mente e espírito por meio da execução de atividades físicas. A respiração é fator crucial na prática de Kundhalini Yoga por crer que, juntando posturas e exercícios de respiração, podemos equilibrar os chakras. Raja Yoga: também direcionado para o lado espiritual de quem está executando. Conhecido também como Yoga Real, pelo fato de ser voltado para o Interior, crescimento pessoal do indivíduo e não para o esforço físico. Iyengar Yoga: concentra a permanência enquanto executa as posições e no alinhamento de todos os movimentos. Isso torna as aulas mais lenta e individual, mantendo a concentração em si mesmo durante a prática. Ao contrário do que muitos pensam o Yoga não está relacionado somente a atividade física, contorcionismo. Trata-se de um estilo de vida que busca a união tudo ao seu redor: universo, natureza, os outros, o Divino e etc. Os praticantes visam alcançar a união. Visite o site oficial: https://yogaouioga.com.br/hatha/curso-de-yoga-online

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: